Junte-se a nós

Venha trabalhar connosco

Nome Completo

Email(required)

Curriculo (max:2mb)

Motivação

 

Energy And Utilities

Recentes mudanças como a liberalização do sector e o desenvolvimento de novas tecnologias, e ainda o impacto da actual situação económica mundial têm transformado o modelo de negócio das indústrias que compõem o sector e também a forma como estas empresas se relacionam com o mercado.

A EUROGROUP CONSULTING detém uma equipa internacional e nacional dedicada e especializada em Utilities, sendo os projectos recentemente desenvolvidos uma importante referência no sector.

Energy

As empresas de energia iniciaram o processo de preparação para os desafios que terão de enfrentar nos próximos anos.

A adicionar às medidas impostas pelo regulador, surgem questões de origem ambiental (redução do consumo energético e dependência europeia face às fontes externas de energia), e tecnológicas que obrigam ao redimensionamento da rede e a uma maior eficiência energética.

Em suma, podem ser identificados como principais desafios para o sector energético:

  • Concretizar e estabilizar a lógica de integração de mercados, assegurando maior coerência da regulação na Europa
  • Diversificar as fontes de energia (nuclear, carvão, gás, solar, biomassa…) e identificar iniciativas específicas sobre o papel do gás na produção de eletricidade
  • Contribuir para a concretização do objetivo europeu 3×20 (20% de energias renováveis, 20% de eficiência energética, -20% de emissões de CO2)
  • Atuar, reforçando a comunicação, na alteração do comportamento do consumidor face ao consumo e ao seu papel como ator ativo na produção

De forma a dar resposta a estes desafios, os operadores veem-se confrontados com a necessidade de maiores investimentos, maior eficácia e eficiência operacional, e de adequação da sua oferta e modelo de negócio.

Na EUROGROUP CONSULTING ajudamos os players do mercado a entender o significado destas evoluções, a clarificar a sua complexidade, e a permitir que os gestores baseiem as suas decisões em prioridades estratégicas.

Detemos uma vasta experiência no sector:

  • Contamos com uma equipa de mais de 100 consultores especializados e dedicados ao sector
  • Construímos as nossas credenciais junto dos maiores operadores europeus, em projetos de natureza diversa, como a definição estratégia, análise de investimentos e training. Destacamos, a nível nacional, a redefinição da estratégia multicanal para um importante operador. A nível internacional, estamos envolvidos na integração de mercados europeus (market coupling), onde participam consultores EUROGROUP CONSULTING de diversos países.

Telecoms & Media

As maiores alterações no sector das Telco, Media & Entertainment têm-se dado a dois níveis fundamentalmente: migração digital pelo desenvolvimento (e massificação) de novas tecnologias como a Internet e o mobile media.

Estes desafios alteram de forma significativa os modelos de negócio das empresas do sector que, reforçados pela atual crise económica e financeira (e aumento da concorrência), veem afetadas as suas principais fontes de receita.

Embora as empresas neste sector tenham perfis, background e cultura bastante próprias, todas têm, neste momento, o mesmo desafio pela frente: como traduzir o investimento em novos produtos, serviços e tecnologia em benefícios concretos?

Apesar do mercado europeu demonstrar alguma saturação para os produtos tradicionais (serviços de voz, produtos de impressão, eventos tradicionais de música), o impulso da tecnologia vem criar oportunidades de integração entre entretenimento, conteúdos e infraestrutura.

Para a EUROGROUP CONSULTING os mercados das empresas de Telco, Media & Entertainment devem ser analisados como mercados convergentes, devendo as empresas do sector beneficiar da partilha de conhecimento, desafios, melhores práticas e tecnologia.

A EUROGROUP CONSULTING detém uma importante experiência no sector das Telco, Media & Entertainment em projetos de:

  • Orientação estratégica: apoio na realização de brainstorming estratégicos, redesenho de modelos de negócio, análise do portfólio de produtos e serviços, definição da estratégia multicanal
  • Orientação à performance operacional: análise / redesenho da cadeia de valor, prevenção de churn, redução de custos e Value Creation

Transport & Travel

A indústria dos transportes tem sido severamente atingida pela crise mundial ao mesmo tempo que enfrenta, no contexto europeu, medidas de liberalização, de privatização e de consolidação que contribuem para a dinâmica atual do sector.

A redução do fluxo de passageiros e do transporte de carga, e o aumento dos preços dos combustíveis são alguns dos fatores que têm impactado na diminuição frequente de receitas.

Cabe aos fornecedores e operadores do sector o desafio de repensarem a sua oferta de valor e de alcançarem um grau de eficiência operacional sustentável face à esta nova realidade.

Na EUROGROUP CONSULTING detemos uma vasta experiência em projetos que respondem, de forma direta, aos desafios do sector dos transportes:

  • Por um lado, trabalhos como a definição estratégica, benchmarkings e business cases, que permitem desafiar, repensar e redesenhar o modelo de negócio
  • No bottom-line, projetos para a melhoria da eficiência operacional, como o redesenho de processos da cadeia de valor e o Value Creation, com efeitos imediatos sobre os resultados