Crossing to the New World

Embracing the storm

 

A recente crise económica, provocada pela pandemia de COVID-19 traz à memória as últimas crises financeiras da última década. Apesar das grandes diferenças existem lessons learned que podem e devem ser capitalizadas, à luz do atual contexto. A principal é que é essencial a rapidez e capacidade de reação das organizações e que não basta fazer cortes e reduzir headcounts.

Com base nisto e na convicção que a solução passa por proteger a operação e capitalizar nas oportunidades que surgem, a Eurogroup propõe uma abordagem holística assente em 3 eixos: Reduzir Custos, Recuperar Crescimento e Reinventar Modelo. Tempos de dificuldade e incerteza levam as empresas a procurar no seu propósito a razão para se reinventarem.Esta é a altura de focar na continuidade do negócio, na performance e na oportunidade de fazer diferente… e melhor.

“A crisis is a terrible thing to waste” Paul Romer, Nobel Prize

Reduzir Custos

  • Estamos a fazer as coisas certas?
  • Estamos a fazer as coisas bem?
  • Estamos a usar os recursos certos?
  • Desafiar investimentos previstos e em curso para aferir a sua aderência à nova realidade
  • Analisar criticamente e desafiar as rubricas de custo de todas as áreas da organização e promover iniciativas de Zero Based Budgeting
  • Avaliar politica de contratação e compras: renegociação de contratos existentes e definição de procedimentos de concentração e agregação de compras
  • Desafiar o status quo: analisar processos, atividades e considerar alterações à natureza dos serviços não core (outsourcing/nearshoring)

Recuperar receita

  • O que precisam os meus clientes e quais as suas expetativas?
  • O que é fazível?
  • O que é viável?
  • Analisar criticamente a gama de produtos e entender a sua pertinência no novo contexto: rentabilidade, pricing, canais, mercados…
  • Explorar possibilidade de oferecer novos produtos e serviços de valor acrescentado
  • Fortalecer a relação com os clientes e parceiros: como apoiar e investir (M&A, R&D, CVC)
  • Identificar novas oportunidades, ligadas à evolução dos hábitos de consumo (on-line, prioridades, rendimento disponível, proximidade…) e relação com novos parceiros

Reinventar modelo

  • Estará a nossa cultura e liderança preparada para os próximos desafios?
  • Quão rápidas são as nossas decisões? Somos ágeis?
  • Teremos as ferramentas e métodos apropriados?
  • Atualizar o modelo de organização, rever os conceitos de liderança e dotar o management team (top e middle) de novas competências para a nova realidade
  • Assegurar que existe uma cultura forte, transparente e reconhecida que permita a transição fluída para novas formas de trabalho
  • Reforçar o propósito para assegurar o engagement do colaborador
  • Desmaterializar o espaço de trabalho, introduzir novas soluções de colaboração e ferramentas digitais

O foco nos objetivos a alcançar e a realidade da organização levará à aplicação da abordagem mais eficiente e ágil e para assegurar a mobilização

Definir-objetivos

1. Definir objetivos

Foco da intervenção

Assessment-inicial

2. Assessment inicial

Definição da abordagem

Abordagemtaylor-made

3. Abordagem taylor-made

Ciclos de desenvolvimento

Implementação-das-medidas

4. Implementação das medidas

Explorar benefícios e monitorizar resultados

Abordagemdinâmica,-pragmática-e-inclusiva

Abordagem dinâmica, pragmática e inclusiva

Prioridade-para-pessoas-e-resultados-em-vez-de-processos-e-ferramentas

Prioridade para pessoas e resultados em vez de processos e ferramentas

Grupos-de-trabalho-multidisciplinares

Grupos de trabalho multidisciplinares

Capacidade-de-desafio-do-status-quo

Capacidade de desafio do status quo

Ciclos-curtos,-iterativos-e-incrementais-com-foco-nos-entregáveis

Ciclos curtos, iterativos e incrementais com foco nos entregáveis

Eliminação-de-tabus

Eliminação de tabus

Empowerment-das-equipas

Empowerment das equipas

Acompanhamento-regular-da-equipa-de-projeto-e-sponsorphip-da-Alta-Direcção

Acompanhamento regular da equipa de projeto e sponsorphip da Alta Direcção