A recente crise económica, provocada pela pandemia de COVID-19 traz à memória as últimas crises financeiras da última década. Apesar das grandes diferenças existem lessons learned que podem e devem ser capitalizadas, à luz do atual contexto. A principal é que é essencial a rapidez e capacidade de reação das organizações e que não basta fazer cortes e reduzir headcounts.
Com base nisto e na convicção que a solução passa por proteger a operação e capitalizar nas oportunidades que surgem, a Eurogroup propõe uma abordagem holística assente em 3 eixos: Reduzir Custos, Recuperar Crescimento e Reinventar Modelo. Tempos de dificuldade e incerteza levam as empresas a procurar no seu propósito a razão para se reinventarem.Esta é a altura de focar na continuidade do negócio, na performance e na oportunidade de fazer diferente… e melhor.
“A crisis is a terrible thing to waste” Paul Romer, Nobel Prize
1. Definir objetivos
Foco da intervenção
2. Assessment inicial
Definição da abordagem
3. Abordagem taylor-made
Ciclos de desenvolvimento
4. Implementação das medidas
Explorar benefícios e monitorizar resultados
Abordagem dinâmica, pragmática e inclusiva
Prioridade para pessoas e resultados em vez de processos e ferramentas
Grupos de trabalho multidisciplinares
Capacidade de desafio do status quo
Ciclos curtos, iterativos e incrementais com foco nos entregáveis
Eliminação de tabus
Empowerment das equipas
Acompanhamento regular da equipa de projeto e sponsorphip da Alta Direcção