Reduzir custos

Covid-19 Embracing the Storm

 

A recente crise económica, provocada pela pandemia de COVID-19 traz à memória as últimas crises financeiras da última década. Apesar das grandes diferenças, existem lessons learned que podem e devem ser capitalizadas, à luz da atual realidade. A principal é que é crucial a rapidez e capacidade de reação das organizações.

Tal como antes, também agora as empresas procuram resistir, adaptar e reinventar-se. De facto, no contexto atual de grande incerteza, torna-se imprescindível (1) Reinventar o modelo de funcionamento , (2) Recuperar receita e (3) Reduzir Custos.

Esta é a altura de focar na Performance, eliminar desperdícios, monitorizar com rigor a atividade mas fundamentalmente capitalizar na oportunidade de fazer diferente… e melhor.

A Eurogroup Consulting Portugal acredita que o foco na Performance passa pela mobilização das equipas para questionar e desafiar a atual estrutura de custos fixos, de forma a assegurar a robustez da conta de resultados e atuar na eficiência da organização. Ao questionar os custos, os processos e as atividades será possível reduzir desperdícios e otimizar a cadeia de valor, bem como atingir uma série de outros benefícios indiretos.

ABORDAGEM DINÂMICA, PRAGMÁTICA E INCLUSIVA

ESTABELECER A ABORDAGEM

Planear um programa de desenvolvimento baseado em ciclos iterativos e incrementais de ação e id entificação de medidas de transformação nos diferentes eixos de intervenção definidos

MONITORIZAR, APRENDER E ESCALAR

A constituição de uma equipa de projeto reunindo competências transversais à organização é determinante para assegurar o progresso e o foco do projeto. O acompanhamento frequente é também determinante para, em tempo útil, despistar problemas e acelerar ações.

IMPLEMENTAR QUICKWINS E

PLANEAR AÇÃO

Implementar de imediato medidas de melhoria identificadas, desenvolver business cases das restantes iniciativas assim como o respetivo planeamento para ação, com definição de timings, responsáveis e KPIs de acompanhamento. Sempre que possível comunicar quickwins e success stories.

KEY SUCCESS FACTORS

Definir objetivos ambiciosos e âmbito claro de atuação

Sponsorship da alta Direcção com empowerment das equipas

Focar em winners e priorizar intervenções

Definir plano de implementação com timings, responsáveis e KPIs