Uncertainty Dynamics

Reinventar o Modelo

 

Tempos de dificuldade e incerteza levam as empresas a procurar no seu propósito a razão para se reinventarem.Esta é a altura de focar na continuidade do negócio, na performance e na oportunidade de fazer diferente… e melhor. A Pandemia fez-nos agir e reagir. Abriu-nos novos caminhos e apresentou nos novas formas de trabalhar, de gerir e de viver.

O mundo previsível de ciclos longos de maturação acabou e urge construir organizações que liderem a transformação ou que sejam capazes de a todo o momento se adaptarem de forma rápida à mudança e sejam resilientes para passar os períodos menos férteis. Estamos no momento em que é preciso agir e dotar as organizações das caracteristicas adequadas a uma nova realidade: resiliência, flexibilidade, decisão rápida e talento.

“Corporate culture is the only sustainable competitive advantage that is completely within the control of a business”. Peter Drucker

Para assegurar a dinâmica necessária à incerteza do futuro é necessário reinventar o modelo de organização através da adoção de novas formas de trabalho, promovendo a multidisciplinaridade, abordagens mais ágeis, informais e em constante adaptação ao resultado e ao contexto.

Atualizar o modelo de organização orientando-a para as entregas e para o resultado: rever o modelo de competências e de atuação das equipas, atualizar o span of control, revisitar funções e modelo de avaliação de desempenho (e.g.: foco no resultado em vez de no processo) definir novos KPIs, atualizar o modelo de contratualização dos recursos produtivos e a proposta de valor de e para os colaboradores

Digitizar o trabalho – avaliar a maturidade dos processos e implementar a sua automação por comparação a modelos de referencia ou iniciativas de inovação (MVPs) a incentivar no contexto interno e do ecossistema de atuação da empresa

Rever os conceitos de liderança e dotar o management team (top e middle) de novas competências para saber gerir e decidir numa nova realidade de trabalho remoto, colaboração por projeto, incerteza e desmaterialização dos processos e entregas.

Assegurar que existe uma Cultura forte, transparente e reconhecida, reforçada comum propósito claro, que permita a transição fluída na adoção de novas formas de trabalho e, no futuro, seja o ponto de convergência e agregação da organização.

ÁREAS DE OPORTUNIDADE PARA ACTUAÇÃO IMEDIATA:

Capitalizar na adoção do trabalho remoto:

definir objetivo, políticas e medir benefícios

Alterar os modelos de organização do trabalho e formar os lideres

Definir os modelos de monitorização, avaliação e entrega

Confirmar a oportunidade de desmaterialização dos processos e introduzir novas soluções

Alterar os modelos de organização do trabalho e formar os lideres

A transformação, numa organização é uma viagem que nos obriga a olhar em redor (para dentro e fora da organização) e reconhecer que tudo está diferente e que o caminho é capitalizar no que melhor aconteceu definindo uma nova ambição. Uma abordagem de transformação sustentada, focada nas entregas e resultados mas sempre suportada por um compromisso para a mudança, é a nossa proposta:

O primeiro passo deve ser realizar um assessment no momento atual em toda a organização em 9 dimensões e auscultandos diferentes stakeholders: