Virtual Collaboration

A evolução do trabalho remoto

 

As Organizações reagiram aos impactos do COVID-19 com diferentes graus de gravidade e complexidade. O recurso a ferramentas de comunicação e colaboração virtual tem permitido assegurar o trabalho no curto-prazo e, com isso, a continuidade da atividade.

 

Em Portugal, antes desta crise, 9% dos colaboradores revelavam potencial de “teletrabalho” elevado. As estimativas apontam que, após a crise, este valor aumentará para 30%1 e atingirá 50% dos colaboradores a nível mundial.2

 

Apesar de já existir há algum tempo, o “teletrabalho” assume agora uma nova ambição, permitindo a cada pessoa desempenhar as suas funções em modo virtual ou distribuído sendo esta uma oportunidade para desenvolver new ways of  working e novas competências.

Após a fase de resposta à crise, as Organizações devem decidir ‘como aproveitar o momentum?’

A matriz ilustra as duas opções a avaliar pelas Organizações, seja qual for o seu estado de maturidade Digital & IT e de New ways of working:

Regressar, por inércia, ao estado pré-crise “back to business as usual”;

Aproveitar a oportunidade para consolidar o modelo de Virtual Collaboration e ir mais além na transformação digital.

As áreas de Digital & IT têm desempenhado um duplo papel enquanto enablers da mudança e agentes de transformação

Drivers of change

Cultura digital e de inovação

Disseminar uma cultura digital e de inovação por todas as equipas, investir em literacia tecnológica, digital workplace, e competências de trabalho remoto.

Segurança de sistemas e redes

Assegurar estratégias de CyberSecurity que reforcem a segurança das ligações remotas, e a prevenção de vulnerabilidades e ataques contra os sistemas, dados e informação.

Infraestruturas, redes e HW

Gerir e atualizar o parque de infraestruturas, redes e equipamentos para acomodar a elasticidade digital e a evolução para o trabalho remoto.

Novos métodos de trabalho

Expandir os métodos de trabalho ágeis à escala da Organização, privilegiando equipas autónomas, auto-organizadas e orientadas a resultados.

Arquitetura Digital & IT

Simplificar a arquitetura e modernizar tecnologias melhorando performance e disponibilidade, privilegiando a migração para Cloud e a disponibilização de serviços de integração.

Os desafios vão desde a cultura, comunicação, workplace e competências tanto ao nível da Organização como do Colaborador

  • A cultura da Organização suporta a transformação para o trabalho remoto?
  • Como ajustar os métodos de medição de performance e remunerar o trabalho remoto?
  • Como promover e aumentar a literacia tecnológica entre os colaboradores?
  • Existem condições de Cyber Security e Data Security mínimas?
  • Como equilibrar as interações remotas e presenciais para estabelecer confiança em relações profissionais?
  • Os managers têm o empowerment e competências de gestão remota? Como avaliar a performance das equipas?
  • Que normas e ferramentas podem apoiar a colaboração virtual?
  • Que condições de digital workplace devem ser asseguradas para garantir o foco e produtividade dos colaboradores?
  • Como estimular o bonding dos colaboradores? Coffee breaks virtuais?
  • Como estabelecer a disciplina durante o trabalho remoto? Como manter equilíbrio entre trabalho e família?

A Eurogroup apresenta uma abordagem simples para apoiar o desenho e roll-out do modelo de Virtual Collaboration

Who?

Identificação das funções virtuais

Definir o perímetro de atuação de virtual collaboration através da definição do perímetro de atuação de virtual collaboration através da identificação das funções que revelam potencial de trabalho remoto na Organização.

What?

Desenho do Modelo Virtual Collaboration

Criar o modelo de funcionamento e a tipologia de trabalho virtual considerando as várias dimensões: Cultura, Organização, Comunicação, Processos, Formação, Ferramentas, …

How?

Roll-out e medição dos resultados

Operacionalizar o modelo, garantindo a gestão eficiente das virtual teams, a medição dos resultados, performance, e os respetivos ajustes de calibração ao modelo.

1- INE (Março 2020);
2- Gartner (Março 2020)