A mobilização e o envolvimento de toda a Organização é um fator decisivo para a concretização efetiva das iniciativas digitais, ultrapassando possíveis comportamentos de resistência à mudança e garantindo que existe alinhamento da ‘readiness’ do colaborador e da Organização para evitar o subaproveitamento dos investimentos tecnológicos e OPEX desperdiçado.
A mudança não acontece de forma natural…
uma elevada % dos colaboradores resiste à alteração de comportamentos e formas de trabalhar.
O sponsorship dos Stakeholders é chave…
a mudança evolui de forma natural quando existe um claro alinhamento e commitment da Alta Direção.
A definição de objetivos e indicadores é crítica…
que permita medir tanto o ritmo da evolução como os níveis de sucesso da transformação na Organização.
A identificação de champions …
que agilizem a aprendizagem dos restantes colaboradores, utilizando novas formas de adoção das novas tecnologias
Definir uma Visão clara do processo de adoção que permita conhecer quais os objetivos a atingir, o ritmo de transformação e as tecnologias a utilizar.
Garantir o Apoio da Alta Direção que viabilize o lançamento do processo como o desbloqueio de potenciais constrangimentos ou botlenecks durante a operacionalização
Definir os Mecanismos de Formação e Training mais adequados para cada perfil de colaboradores nas várias áreas da Organização
Identificar os meios e ferramentas de comunicação devem ser utilizados em cada momento para os vários interlocutores que permitam aumentar a ‘awareness’
[1] McKinsey, Outubro 2018
[2] McKinsey, Maio 2019
[3] McKinsey, Novembro 2017