Posicionamento da função IT

Decorreu no passado dia 9 de outubro de 2015, mais uma sessão de partilha de boas práticas da Eurogroup Consulting coordenado pelo Partner Samuel Tuati .

Desta vez o tema abordado foi o “Posicionamento da Função IT” considerando a exigência crescente resultante da competitividade do mercado em todos os setores de atividade.

A sessão contou com o testemunho do Eng. Vergílio Rocha responsável pela DSI do Grupo EDP, que em discurso direto, partilhou a transformação das TIC no Grupo EDP nos últimos 18 meses e como vai contribuir para que a DSI atinga um novo patamar de estabilidade e maturidade operativa que possibilitará abraçar os desafios e necessidades resultantes da evolução da atividade do Grupo EDP em Portugal e internacionalmente.

O testemunho foi apresentado considerando o posicionamento da Função IT nos 3 eixos de atuação: i) Unidades de Negócio (utilizadores); ii) Prestadores de Serviço e os iii) Colaboradores Internos, e pretendia dar resposta a 3 perguntas simples:

  1. Como devemos relacionar-nos com as Unidades de Negócio, por forma a acrescentar valor, antecipar necessidades e reduzir o time-to-market?
  2. Como manter níveis de competitividade saudáveis com os nossos parceiros, contratos que configurem partilha de risco e controlo efetivo da prestação de serviços pelas equipas internas?

     iii.            Como promover uma atitude de serviço ao cliente, mantendo internamente as funções de maior valor acrescentado com elevados níveis de motivação e objetivos alinhados com as Unidades de Negócio?

O evento que contou com as 20 pessoas convidadas, foi propositadamente desenhado para ter um caracter intimista que possibilitasse o debate de experiências sem reservas, teve uma participação ativa e muito entusiasta de todos os convidados, CIOs e Diretores de Sistemas de Informação da GALP, Portucel, Banco de Portugal, Ageas, Águas de Portugal, Fidelidade, ESPAP e PT.

Para além da enriquecedora troca de experiências e da partilha dos sucessos e dificuldades mais significativas, foram também agendadas visitas e reuniões bilaterais, para que de forma mais detalhada, os nossos convidados contribuíssem com a suas experiências para a antecipação de problemas e melhoria dos que se identificavam e reviam nas diversas soluções adotadas.

No final o feedback obtido foi bastante gratificante, em especial a unanimidade sobre a utilidade de sessões desta natureza, em que de forma franca e aberta são partilhados insucessos e erros cometidos, com o único objetivo de contribuir para outros os possam evitar.