Energy & Utilities

Recentes mudanças como a liberalização do sector e o desenvolvimento de novas tecnologias, e ainda o impacto da atual situação económica mundial têm transformado o modelo de negócio das indústrias que compõem o sector e também a forma como estas empresas se relacionam com o mercado.

 

Ajudamos os players do mercado a entender o significado destas evoluções, a clarificar a sua complexidade, e a permitir que os gestores baseiem as suas decisões em prioridades estratégicas.

 

Construímos as nossas credenciais junto dos maiores operadores nacionais, em projetos de natureza diversa, como a definição estratégia, gestão de IT, análise de investimentos e training. Alguns dos projetos recentemente desenvolvidos importantes referências no sector com implementação em empresas líderes de mercado.

ENERGY

As empresas de energia iniciaram o processo de preparação para os desafios que terão de enfrentar nos próximos anos.

 

A adicionar às medidas impostas pelo regulador, surgem questões de origem ambiental (redução do consumo energético e dependência europeia face às fontes externas de energia), e tecnológica que obrigam ao redimensionamento da rede e a uma maior eficiência energética.

 

Em suma, podem ser identificados como principais desafios para o sector energético:

  • Concretizar e estabilizar a lógica de integração de mercados, assegurando maior coerência da regulação na Europa;
  • Diversificar as fontes de energia (nuclear, carvão, gás, solar, biomassa…) e identificar iniciativas específicas sobre o papel do gás na produção de eletricidade;
  • Contribuir para a concretização do objetivo europeu 20-20-20;
  • Atuar, reforçando a comunicação, na alteração do comportamento do consumidor face ao consumo e ao seu papel como ator ativo na produção;
  • De forma a dar resposta a estes desafios, os operadores vêem-se confrontados com a necessidade de maiores investimentos, maior eficácia e eficiência operacional, e de adequação da sua oferta e modelo de negócio.
TELECOMS & MEDIA

As maiores alterações no sector das Telco, Media & Entertainment têm-se dado a dois níveis fundamentalmente: migração digital pelo desenvolvimento (e massificação) de novas tecnologias como a Internet e o mobile media.

 

Estes desafios alteram de forma significativa os modelos de negócio das empresas do sector que, reforçados pela atual crise económica e financeira (e aumento da concorrência), veem afetadas as suas principais fontes de receita.

 

Embora as empresas neste sector tenham perfis, background e cultura bastante próprias, todas têm, neste momento, o mesmo desafio pela frente: como traduzir o investimento em novos produtos, serviços e tecnologia em benefícios concretos?

 

Apesar do mercado europeu demonstrar alguma saturação para os produtos tradicionais (serviços de voz, produtos de impressão, eventos tradicionais de música), o impulso da tecnologia vem criar oportunidades de integração entre entretenimento, conteúdos e infraestrutura, nomeadamente projetos de orientação estratégica e de orientação à performance operacional.

TRANSPORT & TRAVEL

A indústria dos transportes tem sido severamente atingida pela crise mundial ao mesmo tempo que enfrenta, no contexto europeu, medidas de liberalização, de privatização e de consolidação que contribuem para a dinâmica atual do sector.

 

A redução do fluxo de passageiros e do transporte de carga, e o aumento dos preços dos combustíveis são alguns dos fatores que têm impactado na diminuição frequente de receitas.

 

Cabe aos fornecedores e operadores do sector o desafio de repensarem a sua oferta de valor e de alcançarem um grau de eficiência operacional sustentável face a esta nova realidade.

 

Nesta área, por um lado, trabalhos como a definição estratégica, benchmarkings e business cases, que permitem desafiar, repensar e redesenhar o modelo de negócio, mas também em projetos para a melhoria da eficiência operacional, como o redesenho de processos da cadeia de valor e o Value Creation, com efeitos imediatos sobre os resultados.

SAIBA MAIS
Interessado no nosso trabalho? Contacte-nos.