WEBINAR DESCARBONIZAÇÃO: RISCOS E OPORTUNIDADES

Webinar Descarbonização: riscos e oportunidades

28 de junho | 10:00 | duração: 1h 15m | Inscrição

 

Eurogroup Consulting Portugal e a Ayming Portugal promovem um webinar para debater os riscos e as oportunidades associadas à Descarbonização. O webinar contará com a presença, no seu painel de convidados, de Luís Rochartre Álvares, CEO da Carbon Code, Nuno Nascimento, Head of Strategy and Energy Transition da Galp Gás Natural, Nuno Tomás, Managing Director da Ayming Portugal e João Pacheco de Castro, Senior Partner da Eurogroup Consulting Portugal.

 

Agenda

  • Abertura e enquadramento do tema central;
  • Riscos e oportunidades da Descarbonização;
  • Descarbonização: estratégia de negócio e proposta de valor;
  • Quadro de Incentivos: uma alavanca para fazer mais e melhor;
  • Q&A, agradecimentos e encerramento.

 

Sinopse

O objetivo de impedir que as temperaturas médias globais subam mais de 1,5º a 2º Celsius até ao fim do século foi alinhavado no Acordo de Paris, assinado em 2015. O problema é que, apesar dos compromissos assumidos no Acordo de Paris, muito pouco se tem feito efetivamente para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa como o CO2, o que encaminha o Planeta para um aumento médio de 3ºC, o dobro do desejável. Ou seja, o compromisso na União Europeia em reduzir as emissões em 40% até 2030 e ser neutra em carbono em 2050, está longe de suficiente.

As alterações climáticas e as respetivas consequências que delas advêm são, provavelmente, o maior desafio que a Humanidade tem pela frente nas próximas décadas. Uma das formas mais importantes de combater os efeitos das alterações climáticas passa pela Descarbonização do Planeta, ou seja, pela redução de emissões de carbono para a atmosfera, apostar num sistema de energia 100% renovável, acelerando a substituição de toda a energia poluente, começando com o carvão; intensificar os investimentos em eficiência energética, produção industrial e consumo mais limpos.

Nesse sentido, surge a necessidade de os Governos chegarem a soluções para reduzir as emissões de gases como o dióxido de carbono para a atmosfera, não comprometendo a atividade económica e a saúde de setores fundamentais para a Economia global. Uma das ações mais decisivas, neste sentido, foi a assinatura do Acordo de Paris, em 2015, mas são necessárias mais ações a nível global, europeu e até mesmo nacional.

Todas estas alterações e regulamentações, que são consideradas essenciais para o Planeta, trazem imensos desafios para todos, desde Governos às Pessoas, passando pelas Empresas. Estas, enquanto elemento crucial para o desenvolvimento da atividade económica e industrial, têm de estar especialmente preparadas para o futuro próximo, que irá trazer muitas alterações ao nível da forma como a sua atividade está desenhada e planeada, sendo que o processo de Descarbonização irá ser disruptivo, trazendo desafios e oportunidades, para a forma como as empresas pensam as suas estratégias e as põem em prática.